domingo, 7 de junho de 2009

out

o minho está em alvoroço. consta que estão 7 lituanas de erasmus em viana. e na quarta estavam aqui em braga. ora mais não é preciso para tudo quanto é macaco ficar em alvoroço e espalhar a notícia. braga, viana, e tudo quanto é terreola que tenha algum estudante nessas duas cidades sabe neste momento que há 7 lituanas em viana. e o rídiculo disto, é que 7 lituanas são apenas 7 lituanas. são só 7 pessoas. não mais que isso. logo, ponto 1, não chegam para uma região inteira. ponto 2, são só pessoas, não são aliens nem animais do circo.

que pensarão elas ao chegarem aqui (e admitamos que não há razão nenhuma para pensarmos que estas que acabam aqui em erasmus, são em alguma coisa melhores do que as que vão para outros sítios ou ficam na lituânia) e terem logo uma comitiva de macacos monumental à espera? falo claro daquela gente que recebe as pessoas que vêm de erasmus com o suposto intuito de as orientar e ajudar, mas cuja verdadeira motivação é arranjar onde por a pila. suponho que o normal é ficarem espantadas com tamanha voracidade, o que não implica, de todo, que a situação lhes desagrade, lá desagradará a umas, lá agradará a outras. não sei. o que eu sei, é que este estado de coisas estoura com qualquer boa vontade. por mais que as raparigas sejam uma boa alma, o mais normal é aportuguesarem-se. não é possível ter tanto gajo, mas tanto gajo tolinho, completamente tolinho, sem que isso lhes suba à cabeça. é uma região inteira, parece a caça ao ouro, viana neste momento é o klondike em gold rush. e se por enquanto podem afirmar por aí "elas falam contigo na boa, não tem nada a ver com as gajas daqui pah, que diferença, e são muito mais boas"... não tardará muito para que fiquem parecidas com as outras, só físicamente melhores. eu posso dar um exemplo, há uns meses, uma lituana de cabelos pretos que andava para aí, uma noite qualquer no ba, eu tava no balcão, ia pedir qualquer coisa, e ela veio e falou comigo. assim, do nada. antes que perguntem, claro que tinha macacos com ela, e sabe deus (e nós também) que pelo menos um deles deve ter conseguido o que queria. mas continuando, nessa altura, ainda era lituana. não que falar às pessoas seja uma grande coisa, é só o normal, mas todos vocês sabem como são as coisas, certo? o normal não é o normal aqui. enfim, passaram-se uns meses, e chegou-me aos ouvidos que a rapariga agora trabalha no sardinha, e eu, na minha inocência, esforcei-me por pensar que a foram buscar porque ela é muito rápida e eficiente a servir bebidas, ou porque é extremamente hábil a manusear casacos e outras vestimentas. não me passou pela cabeça que esta foi a maneira que um macaco arranjou para a papar. nem por sombras. longe de mim pensar tal coisa. lol. e assim se aportuguesou. estou plenamente convicto que hoje em dia a rapariga já sabe ser ranhosa e pensar grande. brad pitt? nada de especial. príncipe william? nah, é feio. não há que enganar, ao fim de meses em que teve os macacos de uma região inteira a fazerem de tudo para a conseguirem comer, é óbvio que a rapariga mudou. portugal não perdoa. quem acha que se fosse hoje ela me dirigia a palavra?

este país, que no fundo são as pessoas que cá estão, regra geral, muda quem quer que seja para pior. admito que haja muita gente por esse mundo fora que resistiria por aqui durante muito tempo, mas é perfeitamente normal, que a pessoa comum se torne ranhosa em poucos meses uma vez em portugal. e podem-se queixar os gajos à vontade que a culpa também é nossa, não minha, mas vossa vá, dos macacos. não fizessem vocês de tudo por um buraco, não andassem tolinhos atrás de qualquer tambolho a pagar de beber e a dar tabaco, e não teriam elas a mania que têm. porque objectivamente, elas podem a qualquer momento ir à janela e gritar "quero um gajo que me coma, agora" e em poucos segundos aparecem uns 4 ou 5. não há uma gaja que saía à noite e queira comer um gajo e falhe a missão. e quando assim é, que querem? que isto seja bom? sim é verdade que há poucas gajas e muitos gajos, e que se pode dizer que este comportamente rebarbado resulta desse desiquilíbrio, mas sabem que mais? elas não vão nascer do chão, por isso, a única coisa que pode mudar é a macaquice. faz algum sentido andarem todos tolinhos por causa de 7 lituanas? irem a viana por causa delas? eu não ia daqui ali por elas. eu fazer seja o que for por alguém, só porque esse alguém é uma gaja? nah, faço por alguém de quem goste, alguém que seja boa pessoa. ainda vale mais para mim do que "é gaja".

no fundo, no fundo, o desiquilíbrio dos números é que é a origem da coisa. quanto a mim, tenho por certo que nada, nem ninguém bom aparecerá aqui. sei que é assim, é quase como uma . mas tal como muita gente já reparou, e congratulo-me que comecem a ser muitos, as não-portuguesas são totalmente diferentes... mesmo após uns meses de tratamento tuga rebarbado duvido que se possam transforar em portuguesas de gema-puro sangue... há um mundo lá fora, cheio de gente que pode ser bonita ou menos bonita, inteligente ou menos inteligente, especial ou menos especial, mas que regra geral acaba por valer a pena. muito ao contrário desta miséria aqui. e eu sei, porque eu vi, e eu senti-o na pele. há um mundo mais equilibrado lá fora. e é aí, sem dúvida, que todos aqueles que importam, aqueles que não fazem parte da escumalha, vão viver um dia. porque nenhum de nós está para aturar isto.

Sem comentários: