segunda-feira, 18 de maio de 2009

descobrimentos

já alguma vez se imaginaram numa das caravelas portuguesas que partiram à descoberta do mundo(?) há cerca de 500-600 anos? eu não, mas gostava de ter lá estado quando descobriram áfrica (parte pelo menos) só para saber se a minha teoria sobre a escravatura está certa. é que ninguém me tira da cabeça que foi uma chico-espertice tuga. tem todo o aspecto disso. claro que estou a falar à toa, sem ter feito qualquer tipo de pesquisa sobre o assunto, como portuga que sou só tem de ser assim, mas a verdade é que faz sentido. eu imagino a primeira vez que viram pretos da seguinte maneira:

gajo dos binóculos - ò capitão, capitão, tão ali umas coisas pretas parecidas comnosco.
capitão - deixe-me ver ò gajo dos binóculos.
capitão - oh diabo. realmente são parecidos, mas muito mais feios. serão pessoas?
marinheiro 1 - se calhar são bichos.
gajo dos binóculos - que fazemos capitão? mandamos-lhes uns tiros de canhão para cima?
capitão - não diga asneiras, as balas de canhão são caras.
marinheiro 2 - então como quer proceder capitão?
capitão - vamos lá tentar contactar com eles.
gajo dos binóculos - mas podem ser hostis...
capitão - levaremos as espingardas. avante homens.

decidem assim desembarcar e contactar com os nativos:

capitão - exigo ser levado ao seu superior.
nativo 1 - uga uga uga. uga uga uga.
capitão - o quê?
nativo 1 - uga uga uga.
capitão - oh diabo, estas coisas não sabem falar.
nativo 3 - uga uga uga.
capitão - que raio vou eu fazer?
nativo 2 - uga uga uga.
capitão - cale-se que não estava a falar para si.
nativo 1 - uga uga uga.
capitão - oh valha-me deus...
nativo 5 - uga uga uga.
capitão - ...
marinheiro 3 - meu capitão repare, eles têm ouro e diamantes pendurados ao pescoço e nos pulsos...
nativo 1 - uga uga uga.
capitão - bem observado. vamos tentar engana-los. vão buscar bujigangas ao barco, rápido.
nativo 4 - uga uga uga.
marinheiros 2, 3 e 6 - sim meu capitão.
nativo 1 - uga uga uga.

passado uns minutos os homens voltam carregados de bujigangas, o capitão pega em algumas e diz apontando para os diamantes:

capitão - eu dar isto. tu dares isso.
nativo 1 - uga uga uga uga uga uga uga uga uga uga.
capitão - eu querer isso que tu teres no pescoço.
nativo 1 - uga uga uga. uga uga uga uga uga.
capitão - grrrr...

nesta altura o capitao perde a paciência e arranca os diamantes do pescoço de um nativo e pôe-lhe umas bujigangas na mão, o que faz com que o nativo comece aos pulos todo contente. após esta cena os outros nativos oferecem os seus diamantes em troca de bujigangas. após a troca:

nativos - uga uga uga uga uga uga uga uga uga uga.
capitão - que otários, vamos ver se eles têm mais.
nativo 6 - uga uga uga uga.

o capitão manda então abrir arcas e arcas de bujigangas à frente dos nativos e diz:

capitão - nós dar isto. vocês mais disso.
nativos - uga uga uga uga uga - fazendo sinal para serem seguidos.

o capitão e os seus homens fazem-no sem hesitar e após uns minutos de caminhada, um outro grupo de nativos aparece com arcas e mais arcas cheias de diamantes, ao que o capitão diz:

capitão - nós dar tudo isto, e vocês tudo isso.
nativos - uga uga uga uga uga uga uga.

é então feita a troca, o que deixa os nativos em extâse.

marinheiro 3 - meu capitão como vamos carregar isto tudo agora? não temos homens suficientes para levar tudo de volta para o navio.
nativo 1 - uga uga uga.
capitão - muito bem visto. deixem-me pensar uns minutinhos.
nativo 2 - uga uga uga.
capitão - já sei, vão num instante ao barco buscar uns chicotes.
nativo 1 - uga uga uga.
marinheiros 2, 3 e 4 - sim meu capitão.
nativo 1 -uga uga uga.

passados uns minutos os marinheiros voltam com os chicotes:

capitão - agora vocês carregar isto para barco meu, se não chicotada.
nativo 3 - uga uga uga.
capitão - rápido. homens, chicoteiem. já.
nativos - UUUUUUGA, UUUUUUGA.

nisto os nativos pegam nos diamantes e fazem tudo como lhes é dito. carregam tudo para o barco, e carregam também o capitão e os seus homens às costas. uma vez no barco:

capitão - bem, está na hora de seguir viagem. voces voltar para cavernas agora.
nativos - uga uga uga.
capitão - dêm-lhes umas chicotadas, parece que só assim é que percebem...
nativos - uga uga uga.
marinheiro 8 - capitão, permita-me dar-lhe uma sugestão.
nativos - uga uga uga.
capitão - pois sim?
nativos - uga uga uga.
marinheiro 8 - porque não levamos algumas destas coisas para trabalharem por nós? com umas chicotadas acho que farão tudo o que mandar-mos.
nativos - uga uga uga.
capitão - mas que grande ideia. que grande ideia. rápido, escolham os 30 mais fortes e deitem os outros borda fora.
nativos - uga uga uga.


e pronto, deve ter sido mais ou menos assim. quem mais poderia ter-se lembrado de enganar os pretos e pô-los a trabalhar à chicotada? só pode ter sido um portuga. fazer trafulhices e fugir ao trabalho são duas instituições nacionais.

a verdade porém é que se naquela época se safaram bem, hoje em dia pode-se dizer que mais valia tarem quietos. é que não descobriram nada de jeito. brasil? angola? moçambique? índia? que bom. é que se ao menos tivessemos recrutado jogadores brazucas e tivessemos ganho o campeonato do mundo, mas não. agora temos isto cheio de brazucas e pretos a roubarem-nos e a violarem as miudinhas. só falta porem os brancos a trabalhar à chicotada. ainda queriam eles fazer o mapa cor de rosa (tinha de ser uma coisa gay)... ainda bem que a inglaterra não deixou, aliás, a inglaterra fez as coisas bem feitas. descobriram a austrália e a áfrica do sul. nós só descobrimos coisas que mais valia nunca terem sido descobertas... enfim. portugal, sempre a dar espectáculo...

Sem comentários: