segunda-feira, 20 de julho de 2009

oh my god

ponto prévio: sou ateu.

não acredito em deus e acho que as religiões são um négocio baseado em histórias fantasiosas cujo propósito é dar "resposta" a questões que não sabemos, e provavelmente nunca saberemos responder, possibilitando assim controlar as pessoas e leva-las a seguir os valores que lhes são impostos, supostamente os correctos, supostamente os justos, objectivamente os convenientes, sob pena de caírem em perdição se não o fizerem. vulgo ir po inferno.

por onde começar a ridicularizar tudo isto? talvez por esta ideia parva do inferno e do paraíso, que no fundo é a base da coisa. esta espécie de chantagem. se fizeres o que nós mandamos vais po paraíso, se não fizeres vais po inferno. vamos lá a ver, sou só eu que acho isto completamente parvo, fantasioso e extremamente conveniente? certamente que não. e a estupidez vai abaixo da seguinte maneira: porquê qualquer tipo de preocupação em seguir as "leis de cristo" se, ao que consta, este mesmo cristo é aquele que perdoa tudo e todos? um cadito contraditório... ou não? eu não tenho nenhuma, não acredito em deus nem quero saber da sua doutrina pa nada, no entanto, se por algum absurdo houver mesmo um deus, quando chegar lá em cima, ele saberá perdoar-me. porque é assim que ele é.

contrárias às "leis de cristo", foram também a inquisição e as cruzadas. e é-o também a pedofília. admito que não sou um expert na matéria, mas cheira-me que matar indiscriminadamente, sem qualquer motivo válido, não vai muito de encontro ao amor pelo próximo que jesus cristo tanto tentou incutir nos homens. quanto à pedofília, enfim, lá terá mais um bocadinho a ver com o amor, mas ainda assim, acho que não é coisa que ensinem na cataquese. digo eu...

outra parte engraçada, é toda a gente se virar para o táctil, para o mundo real, quando as coisas acontecem. inclusivé os mais altos representantes do senhor. falo por exemplo de joão paulo segundo, que ao ver-se doente não hesitou em colocar a medicina à frente da . estranho. porquê contrariar a vontade do senhor? o chamamento do senhor?

mais, seria de esperar que "o senhor" não precisasse de dinheiro para nada. certo? mas precisa. dizem que é uma forma de testar a fé dos homens. faz sentido. parece-me óbvio que deus queira que os seus representantes na terra vivam bem, à custa dos outros. claramente, deus prefere que tamanha riqueza haja no vaticano enquanto muitos dos seus "fiéis" morrem à fome.

anyway, a parte mais engraçada de todas é a história da arca de noé. em traços gerais a história consiste no seguinte: jesus estava extremamente zangado com os homens, seres bastante maquiavélicos, pelo que mandou noé fazer uma arca e colocar lá dentro um macho e uma fêmea de cada espécie de animal, pois ia, pela sua mão, começar a chover torrencialmente até o mundo estar submerso. por alto, é mais ou menos isto. a arca de noé era o novo começo, a nova oportunidade para os humanos, e todos os outros seres vivos, que foram apanhados no meio desta confusão sem terem culpa. no fundo, no fundo, nem uma criança de 3 anos acredita nisto. é completamente impossível noé ter capturado um casal de cada espécie viva. mesmo hoje em dia parece-me uma tarefa hercúlea. mas não assumamos que é por isto que esta história é parva. não. admitamos que afinal noé só levou alguns animais na arca, não todos. há bichos que não servem para nada, logo nada mais compreensível. ainda assim, como foi noé capaz de capturar todos os animais que se diz ter levado na arca? como foi noé capaz de, naquele tempo, viajar pelos 4 cantos do mundo para o fazer? tinha noé um jacto privado? ou podia teleportar-se como o songoku? não sei. fica a dúvida. seja como for, para o bem da história, ainda bem que já não havia dinossauros na altura... é que se houvesse, sempre queria ver como é que noé ia enfiar 2 t-rex dentro da arca...

e isto é só uma parte pequenina, de uma religião. há outras. todas a mesma coisa. todas com o mesmo objectivo. claro que me podem dizer "ah e tal, e o milagre da vida, como é?", e eu, não sabendo ao certo explicar o porquê de estarmos aqui, sei bastante bem que não é devido a qualquer deus. quando deixo a louça por lavar 3 semanas também nascem enguias e crocodilos na dala e não é por isso que me chamam deus.

Sem comentários: