sexta-feira, 5 de março de 2010

south africa

nestes últimos dias tenho lido vários artigos expressando preocupação com a possível falta de segurança para quem visitar a áfrica do sul no próximo verão. teme-se que o mundial se transforme numa catástrofe ao invés da festa que é suposto ser. de certo modo, compreendo a preocupação, afinal consta que joanesburgo, por exemplo, não é uma cidade lá muito pacata. no entanto, tenho a certeza que grande parte desta gente que escreve estas coisas, fala um pouco à toa, sem nunca sequer ter lá estado. não me parece que os responsáveis sul africanos desconheçam o país onde vivem, e assim sendo, não creio que queiram ficar na história pelas piores razões. alguma maneira arranjarão para que tudo decorra sem grandes sobressaltos. além disso, esta história da insegurança tem muito que se lhe diga, eu estive lá, não sou propriamente um felizardo, e não tive o menor problema. não senti que cape town fosse mais insegura do que porto ou lisboa, muito sinceramente.

aliás, pela minha parte, se me fosse dada a possibilidade de ir viver para cape town ou durban, ia sem pensar duas vezes, sem olhar para trás sequer. são ambas cidades lindas, onde na verdade, é possível ter uma boa vida. ser feliz. acordar, olhar pela janela e pensar que deus, a existir, não nos quer mal.

podia ter azar e um dia levar um tiro no bucho? suponho que sim. mas também aqui posso ser atropelado por um camião, ou ter o azar de estar a passar numa ponte e ela caír. não sei se me faço entender, entre ficar aqui, sem quaisquer perspectivas, ou viver com o risco de eventualmente levar um tiro, venha lá então esse tiro. assim como assim, quem chama "viver" a isto que nós fazemos aqui em portugal está bem enganado.

Sem comentários: