terça-feira, 20 de dezembro de 2011

parvoíce

confesso que me entristece um bocado ver alguns dos grandes parvalhões do passado a envelhecer, tornando-se previsíveis, aborrecidos e repetitivos. como já devem ter percebido, sou uma pessoa que preza bastante a parvoíce, pelo que me custa ver um declínio tão precoce em gente que tanto tinha ainda para dar. claro que me podem dizer que todos crescemos, e não podemos ser infantis para sempre. não é sequer uma verdade absoluta, mas nem é isso que estou a defender. não defendo qualquer desresponsabilização ou desconecção da realidade. nada disso. parvoíce para mim tem mais a ver com palavras do que com actos. passo a explicar:

o saudoso simão colhões, por exemplo, diria:

-a vida está difícil, a gasolina tão cara, qualquer dia tenho de começar a usar transportes públicos.

um parvalhão diria:

-a gasolina tá cara como o caralho, vou fazer um furo no jardim com a minha pila gigante a ver se encontro petróleo.

ambos têm consciência do problema, no entanto o parvalhão é bastante menos aborrecido de ouvir. o parvalhão entretém. o saudoso (chamemos-lhes assim) é um tédio.

Sem comentários: